Bios Cabo Verde

Investigação Cetáceos

Foto-identificação

Foto-identificação é uma técnica de pesquisa para reconhecer baleias usando distintivas características, tais como o padrão da pigmentação na parte inferior da barbatana caudal, a forma e as cicatrizes da barbatana dorsal.
As imagens feitas serão enviadas para Whale Allied, em Bar Harbor (Maine, EUA), que depois serão comparadas aos já existentes no Catálogo de Baleias do Atlântico Norte (NAWHC, com cerca de 8.000 imagens diferentes). O NAWHC reúne imagens das caudas da maioria das áreas de alimentação e de reprodução, bem como os corredores de migração das espécies no Oceano Atlântico Norte. Registros fotográficos de baleias-de-bossas (Megaptera novoaeangliae) individuais têm sido usados para obter estimativas de abundância, bem como informações detalhadas sobre a sua distribuição, ligações migratórias entre as áreas de alimentação e de reprodução e a estrutura de estoque.
Informações sobre o comportamento acústico das baleias-de-bossas também são registradas.

Biópsia

Pequenas amostras de tecido de cetáceos têm sido coletados com sucessos em todo o mundo por muitos pesquisados. Essas amostras fornecem informações valiosas sobre a saúde e a diversidade genética das baleias. Pequenas amostras de pele e gordura são recolhidas para análise genética, estudos da história de vida e análises de contaminantes usando um pequeno dardo de aço inoxidável descarregado a partir de uma balestra. Tiros são aplicadas a região abaixo da barbatana dorsal, onde uma grande área é apresentada acima da água quando as baleias arqueiam as costas para o mergulho. Os principais objetivos das biópsias são:
1. Identificar a estrutura populacional de baleia-de-bossa em Cabo Verde e como isso influencia a diversidade e sua estrutura genéticas;
2. Ensaio para concentrações de hidrocarbonetos e outros contaminantes lipofílicos, bem como outros biomarcadores de exposição ao contaminante.

Shopping Basket