As visitas turísticas para observar a vida selvagem é uma alternativa que tem evitado a perda de muitos animais devido ao seu consumo pelas comunidades locais, contribuindo para o seu desenvolvimento sustentável, bem como para a conservação de espécies ameaçadas de extinção e seus habitats. No entanto, a observação da vida selvagem também pode ser uma ameaça para as espécies observadas e é extremamente importante para avaliar possíveis impactos e implementar as melhores práticas para minimizá-los. Por exemplo, a observação de tartarugas marinhas durante o processo de nidificação é muito atraente e pode ser uma alternativa eficaz para sua fácil captura na praia de nidificação pelas comunidades costeiras.
Portanto, pretende-se com este estudo avaliar a importância da atividade de “turtlewatching”, bem como os benefícios e ameaças que podem proporcionar a uma população de tartarugas marinhas na ilha de Boa Vista.
Se avaliará o impacto sobre a taxa de renidação das fêmeas na mesma praia. Será levado em conta a experiência dos guias da visita e o número de turistas na visita. Ademais com localização de ninhos com GPS, se avaliara a abundância e a evolução de número de ninhos em zonas visitadas pelos turistas com zonas não visitadas.
A captura de tartarugas marinhas pela pesca artesanal tem vindo a receber uma crescente atenção devido ao alto impacto que causa sobre essas espécies ameaçadas. Nos países onde as capacidades de fiscalização e medidas de proteção são limitadas e onde existem muitos portos remotos de difícil acesso, tem dificultado os estudos sobre o efeito desta pescaria sobre as tartarugas.
Um estudo intensivo tem sido levado a cabo pela equipa da BIOS.CV em todos os portos e principais comunidades das ilhas com a finalidade do seguinte: