Bios Cabo Verde

Tartarugas Maritinas

As tartarugas marinhas são criaturas muito antigas, já habitam o nosso planeta há 110 milhões de anos. Elas têm sido capazes de sobreviver às principais mudanças climáticas do nosso planeta. No entanto, a maioria das espécies está atualmente em perigo de extinção. As tartarugas marinhas são espécies altamente migratórias. Seu ciclo de vida é muito complexo, migrando milhares de quilômetros através dos mares e oceanos por vários anos antes de retornarem à sua praia natal para reprodução.

 

Cinco das sete espécies existentes de tartarugas marinhas são encontradas nas águas de Cabo Verde: duas delas estão criticamente em perigo de extinção, tartaruga de couro (Dermochelys coriacea) e tartaruga carey (Eretmochelys imbricata); duas em perigo de extinção, tartaruga comum (Caretta caretta) e tartaruga verde (chelonia mydas); e uma espécie vulnerável, tartaruga oliva (lepidochelys olivacea). Mas a razão pela qual Cabo Verde é tão importante para as tartarugas marinhas é que este país abriga umas das maiores populações de tartarugas comuns nidificantes do mundo.

A população nidificante de tartarugas comuns de Cabo Verde é o segundo maior estoque no oceano Atlântico e a terceira maior população reprodutora do mundo (estando apenas atrás da população do sudeste dos EUA e Oman), com aproximadamente 4.000 fêmeas desovando por ano. Algumas das praias arenosas deste arquipélago estão entre as áreas com a maior densidade de tartarugas nidificantes do mundo. Cabo Verde representa a única população estável de nidação de tartarugas Caretta caretta da parte oriental do oceano atlântico, da península ibérica ao sul da África, sendo uma das onze populações de tartarugas marinhas mais ameaçadas do mundo.

 

Cerca de 80% dos ninhos de tartarugas comuns em Cabo Verde estão depositados em Boa Vista, a ilha oriental do arquipélago. O complexo de áreas protegidas da parte oriental de Boa Vista é a maior área protegida de Cabo Verde e abriga a mais importante praia de reprodução de tartarugas no país.

 

As maiores ameaças das tartarugas marinhas são: interação com artes de pesca ou captura incidental, poluição marinha, matança intencional de tartarugas e coleta de ovos, impacto contra embarcações e o desenvolvimento costeiro. Em Cabo Verde a caça ilegal e o desenvolvimento turístico das áreas costeiras representam as ameaças mais significativas.

 

Shopping Basket